domingo, 6 de novembro de 2011

FILME KIRIKU E A FEITICEIRA (PROJETO AFRICANIDADES)

Kiriku e a feiticeira

Michel Ocelot

Uma história baseada em uma lenda da África Ocidental que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia sobre uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira. Kirikú, um menino que nasceu para lutar e combater o mal, enfrenta o poder de Karabá, a feiticeira maldosa e seus guardiões.

Kirikú aprende em sua luta que a origem de tanta maldade é o sofrimento e só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência são capazes de vencer  a dor e as diferenças.


Aprendendo geometria através da construção

Os alunos do 6º ano A e C, assistiram  o filme Kiriku e a Feiticeira.  Após em sala de aula foram desenvolvidas varias atividades contextualizadas, isto é , relacionadas com o filme. Recriaram as personagens do filme utilizando vários tipos de materiais(papel, tecido, etc).
O conteúdo  escolhido pela professora Sueleni da disciplina de Matemática foi geometria(confeccionar os personagens através das formas geométricas).
A  partir desta confecção ensinar a geometria espacial aos alunos para que possam descobrir as formas e as representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula, valorizando os saberes prévios dos alunos. Nesse projeto foi observado que os alunos compreenderam com maior facilidade os conteúdos estudados quando utilizado o material concreto que os ajudou a desenvolver idéias sobre as situações propostas. Ao manipular esse material a percepção espacial dos alunos foi ampliada, haja vista que os mesmos estavam em contato direto com os objetos. Notou-se também que os alunos aprenderam a fazer as construções a eles propostas, permitindo assim resolver problemas utilizando os conceitos mais básicos
Veja como é simples e fácil, basta ter imaginação e vontade de fazer.

Explicação das formas na lousa


Casa do Kiriku


Os personagens


Trabalho final!
Veja como ficaram lindas as personagens do filme Kiriku.
 Os alunos do 6º C, durante essa semana terminaram as personagens, confira!♥

Alunos trabalhando!




Personagens prontas! Quanta beleza e trabalho, mais valeu a pena.
Parabéns a todos !♥





OUTRAS ATIVIDADES


MÁSCARAS
Máscara do século XVI, Nigéria, Edo, Corte de Benin, marfim, Metropolitan Museum of Art.As origens da história da arte africana está situada muito antes da história registrada. A arte africana em rocha no Saara, em Níger, conserva entalhes de 6000 anos.[1] As esculturas mais antigas conhecidas são dos Nok cultura da Nigéria, feitas por volta 500 d.C.. Junto com a África Subsariana, as artes culturais das tribos ocidentais, artefatos do Egito antigo, e artesanatos indígenas do sul também contribuíram grandemente para a arte africana. Muitas vezes, representando a abundância da natureza circundante, a arte foi muitas vezes interpretações abstratas de animais, vida vegetal, ou desenhos naturais e formas.
Escultura da tribo Makonde, da África Oriental, c. 1974

Como você pode utilizar as máscaras em suas aulas.



♥Algumas imagens pra curtir e incentiva-los a criar!♥



♥Agora o trabalho dos alunos , observe como ficaram lindas!!!♥
                       Máscaras confeccionadas pelos alunos do 6º ao 9ºano da prof Roselene.


Valeu!!♥

2 comentários:

  1. As crianças gostam muito do personagem Kiriku.
    Parabenizo a professora de matemática, Sueleni pela escolha do tema - "Kiriku e a feiticeira" (filme de Michel Ocelot) para trabalhar geometria
    com alunos do 6ºano.
    Tudo foi, devidamente, registrado pela coordenadora Maria Rosa que tem desempenhado de maneira fantástica seu trabalho.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fazer o trabalho com a Professora Sueleni é super legal, ela ajuda, ensina a medir certo, explica tudo direitinho! RESULTADO: Um trabalho bem feito e bonito que deve sim ser exposto para os outros alunos verem! Eu estava no GRUPO DA FEITICEIRA, deu bastante trabalho sim, os enfeites, colar as joias,fazer os olhos, etc... Mas no final todo o esforço valeu, o trabalho ficou nota 10!!!

    ResponderExcluir